Essa tradição remonta a libertação israelita da escravidão no Egito, quando as portas foram marcadas (Ex 12,13).
São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” explica quem são os Reis Magos:
“Melchior (que sidnifica “Meu Rei é Luz”,)era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus.
Gaspar (que significa "Aquele que vai inspecionar, que vai confirmar"), era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio.
E Baltazar (se traduz por “Deus manifesta o Rei”.)era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.
A Bênção das Casas, na Epifania, desenvolveu-se, nos países alemãs (supõe-se que essa prática seja um antigo costume germânico.), onde todos os lugares da casa são abençoados com água benta e incenso; e, com um giz bento, se escreve acima das portas a fórmula da bênção:
20*C+M+B+20: Christus Mansionem Benedicat”,
Significado:
- 20 20 – corresponde ao ano vigente, 2020
- * – asterisco/estrela representa a estrela de Belém
- C M B – estas três letras são interpretadas como o nome dos três Reis Magos Caspar, Melchior e Balthasar, mas representam sobretudo as letras iniciais da benção em Latim “Christus mansionem benedicat” que significa Cristo abençoa esta casa.
- + – as três cruzes que separam as letras C M B, representam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Realizada durante o período entre 27 de dezembro e 6 de janeiro!
Em alguns países é realizado por um grupo composto por 3 crianças e/ou jovens, vestidos como os 3 Reis Magos, e um deles segura um bastão no cimo do qual se encontra a estrela de Belém. Estes grupos denominados de Sternsinger (Cantores da Estrela).
0 comentários:
Postar um comentário