A Igreja está alicerçada sobre uma rocha
que desafia todos os tempos e esta rocha é o próprio Cristo, cabeça da
Igreja. Ele mesmo fundou a Igreja, que é uma sociedade que tem como
missão perpetuar sua vida e sua doutrina sobre a terra. Sendo que é uma
sociedade orgânica surgiu a necessidade de organizá-la, nascendo assim
as comunidades.
No fim do século I terminou a época dos
Apóstolos e assim se iniciou a época dos "Epíscopes" (bispos). No
século" foram instituídos os Bispos para cada Igreja local. No século
III a Igreja já estava melhor organizada, tendo em cada metrópole um
Bispo. Com o crescimento cada vez maior e rápido das comunidades
cristãs, principalmente após o Edito de Milão (3 I 3), quando
Constantino estabeleceu a liberdade de religião, a Igreja sentiu
necessidade de ter uma boa estrutura a fim de guardar todo o seu
patrimônio espiritual.
Patriarcas:
No decorrer dos séculos IV e V, as divisões
civis causaram também as divisões eclesiásticas, as metrópoles civis
tornaram-se também metrópoles religiosas: Cesaréia na Palestina,
Alexandria no Egito, Antioquia no Oriente... Dentro desta divisão e
organização é que surgiu os "Patriarcas" para administrar 49 a Igreja
que se desenvolvia rapidamente e que passou a ser a jurisdição máxima,
dentro da Igreja Ritual Oriental. No fim do século IV a Igreja contava
com cinco Patriarcados (Pentarquia): Roma, Constantinopla, Alexandria,
Antioquia, e Jerusalém.
Em termo de jurisdição na tradição oriental, o
Patriarca (Pai dos pais) é um bispo eleito em Sínodo, reconhecido pelo
direito eclesiástico e a ele compete uma honra singular (singulari
honore prosequendi sunt), com ampla jurisdição sobre seu Patriarcado50.
O Patriarca possui uma sorte de "primado" que difusa de São Pedro,
fazendo assim com que todas as outras Igrejas tenham seus sucessores
sobre a Sé de Roma. Pedro em Jerusalém, Pedro em Antioquia, Pedro em
Alexandria e Pedro em Roma. Lembramos que neste círculo de cidade
"Petrina", Jerusalém é onde Pedro pela primeira vez exerceu e manifestou
seu primado 51. Dessa forma, os Patriarcas participam de uma sorte de
"primado petrino", pois foi Pedro quem fundou estes Patriarcados, e
sendo de origem Petrina, as Sés Patriarcais herdaram não somente um
primado, mas também uma participação e solicitude universal na Igreja
Universal.
Com o passar do tempo surgiram na Igreja
outras Patriarcados conforme as necessidades: No século XVII, foram
formados os Patriarcados de Babilônia na Mesopotâmia (traque); de Moscou
(Nova Constantinopla e terceira Roma) na Rússia; No século XIX,
surgiram diferentes Patriarcados nacionais na Europa Oriental, na medida
em que os países se tornaram independentes; o último em data foi
formado na África, o Patriarcado de Addis Abbeba (Etiópia), separado do
Patriarcado de Alexandria em 1960.
Catholikós:
Nas antigas Igrejas (Mesopotâmia, Persa,
Armênia e Geogiana) o respectivo Patriarca recebe o titulo de
"Catholikós". O Catholikossato (palavra grega - pronuncia:
Casolicossato), é uma província eclesiástica como o Patriarcado e o seu
titular é o Catholikós (pronuncia: Casolikós), titulo auferido aos
chefes espirituais das antigas Igrejas da Mesopotâmia (Persa), Armênia e
Geórgia. Nestas Igrejas, Catholikós possui o mesmo grau de Patriarca.
Arcebispo Maior:
O titulo de Arcebispo Maior na Igreja
Ortodoxa é auferido a todos os dirigentes de uma Igreja autocéfala,
quando por algum motivo não foi eleito um Patriarca. Na Igreja Católica
Oriental, segundo o direito expresso no Motu próprio "Cleri Sanctitati"
(1957), o Arcebispo Maior é unido a uma Sé Metropolitana que está fora
de um Patriarcado determinado, e este é reconhecido pelo Pontífice
Romano e pelo Concilio Ecumênico; o Arcebispo Maior possui direitos
similares aos de um Patriarca.
Cardeal Oriental:
O Cardeal é um Prelado que na Igreja
católica faz parte do Sagrado Colégio dos Cardeais. Estes são nomeados
pelo Papa durante um consistório e são os mais altos dignitários da
Igreja católica.
Na origem os Cardeais eram simples auxiliares
do Papa e eram escolhidos entre os sacerdotes e os diáconos da cidade
de Roma. Depois do século XII eles constituíram o Sagrado Colégio e
passaram a ser Conselheiros do Papa, tornando assim os colaboradores
direto do Pontífice. Notamos que a evolução da importância do Cardeal, o
auge foi durante a separação ente o Oriente e Ocidente.
O título de Cardeal na hierarquia da Igreja
Oriental católica é recente e foi decisão do Papa Paulo VI no
consistório de fevereiro de 1965, com o Motu Próprio "Ad Purpuratorum
Patrum Collegium"52. Nesse consistório foram nomeados Cardeais quase
todos os Patriarcas das Igrejas Orientais Católicas, passando estes a
ter um lugar especial no Sagrado Colégio dos Cardeais, no entanto, não
foram escritos ao número do Prelado Romano e não possuem sede titular em
Roma.
Para os Patriarcas Orientais de tradição
não-bizantina, o título de Cardeal representa uma grande honra. Mas em
se tratando de ecumenismo, este título a um Patriarca é negativo, e
inferior a dignidade Patriarcal, que tem origem Apostólica, enquanto o
título de Cardeal tem uma origem recente e foi instituído pela Igreja
Romana.
Metropolita:
Metropolita o mesmo que Arcebispo de uma
metrópole (Arquidiocese), que tem jurisdição canônica sobre as outras
Dioceses e Bispos.
Eparca:
Eparca o mesmo que Bispo. Na antiguidade
Greco-romana, Eparquia significava prefeitura, província e o Eparca
Prefeito. No direito Grego moderno, Eparquia significa distrito e no
direito canônico oriental Eparquia (diocese) corresponde a uma
circunscrição eclesiástica dirigida por um Eparca (Bispo).
Ordinário:
Título auferido a um Bispo da Igreja latina,
que passa a ter jurisdição sobre os fiéis orientais católicos
residentes fora do Patriarcado e que não possuem uma hierarquia formada
no país de imigração. Os sacerdotes e os fiéis orientais católicos,
neste caso fazem parte de um Ordinariato.
Exarca:
Os Exarcas são bispos que representam
Patriarca. Os Exarcas tem jurisdição sobre o Exarcado Apostólico, que no
direito canônico oriental corresponde a uma circunscrição eclesiástica
que está fora do território Patriarcal e que não foi ainda constituído
Eparquia (diocese) por motivo de um baixo número de fiéis ou outro
motivo. Exarcado Apostólico corresponde à Administração Apostólica. O
Exarca Apostólico é encarregado de missão, nomeado pelo Patriarca ou
pelo Bispo e depende juridicamente da Sé Apostólica Romana e não do
Patriarca ritual, apesar do mesmo participar do Sínodo de sua Igreja
ritual (católico).
Abuna:
Palavra árabe que significa "Nosso pai",
corresponde ao título de padre. Na Igreja Etíope (Rito Alexandrino)
corresponde ao título de bispo.
Arquimandrita:
O título Arquimandrita, no passado
correspondia ao Superior de um Mosteiro, sinônimo de Abade (Higúmeno).
Atualmente é um título de honra eclesiástica auferido a um sacerdote
conforme suas responsabilidades dentro da Igreja. Corresponde ao titulo
de Monsenhor da Igreja latina.
Protossincelo:
Título honorífico auferido a um sacerdote da
Igreja Oriental, e segundo o novo Direito Canônico Oriental, é o
Vigário Geral da Diocese (cf. Cano 245-251).
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Notas:
49. A palavra "administração" não deve ser vista em sentido pejorativo; o principal objetivo da Igreja não é administrar, mas ela deve responder às necessidades do povo de Deus que faz parte da sociedade. Notamos aqui que na Igreja Oriental ortodoxa não existe uma autoridade máxima que corresponde a Igreja católica à pessoa do Papa de Roma. Contudo o Patriarca de Constantinopla recebe o titulo de "Patriarca Ecumênico", mas sua autoridade não sobressai, disciplinarmente à dos demais Patriarcas ortodoxos. Cada Patriarca Ortodoxo governa sua própria Igreja.
50. Motu próprio "Cleri sanctati" cânon 216 ao 314.
51. Quanto a Constantinopla, que não foi fundada
por São Pedro ou por outro Apóstolo (apesar de reclamar da presença de
André, irmão de Pedro), mas devido a sua importância durante a invasão
árabe, possui o titulo de honra Patriarcal. O Patriarca Ecumênico de
Constantinopla é um titulo de honra, mas não sobressai aos dos demais
Patriarcas ortodoxos; pois nas Igrejas Orientais ortodoxas, cada
Patriarca tem jurisdição sobre seus fiéis do Patriarcado e fora deste.
Portanto o Patriarca de Constantinopla é um "Primus inter pares" com um
primado de honra e não de direito.
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Fonte:KATLAB, Roberto. As Igrejas Orientais Católicas e Ortodoxas - Tradições Vivas. São Paulo: Ed. Ave Maria.
FONTE: Ecclesia.com.br
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