Muitos me perguntam onde está na
Bíblia o Purgatório? Ele é uma exigência da razão e mesmo da caridade
de Deus por nós. A palavra “Purgatório” não existe na Bíblia, foi
criada pela Igreja, mas a realidade, o “conceito doutrinário” deste
estado de purificação existe amplamente na Sagrada Escritura como vamos
ver. A Igreja não tem dúvida desta realidade por isso, desde o
primeiro século reza pelo sufrágio das almas do Purgatório.
1 - São Gregório Magno
(†604), Papa e doutor da Igreja, explicava o Purgatório a partir de
uma palavra de Jesus: “No que concerne a certas faltas leves, deve-se
crer que existe antes do juízo um fogo purificador, segundo o que
afirma aquele que é a Verdade, dizendo que se alguém tiver pronunciado
uma blasfêmia contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado nem no
presente século nem no século futuro (Mt 12,31). Desta afirmação
podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século
presente, ao passo que outras, no século futuro” (Dial. 41,3). O
pecado contra o Espírito Santo, ou seja a pessoa que recusa de todas as
maneiras os caminhos da salvação, não será perdoado nem neste mundo,
nem no mundo futuro. Mostra o Senhor Jesus, então, neste trecho,
implicitamente, que há pecados que serão perdoados no mundo futuro,
após a morte.
2
- O ensinamento sobre o Purgatório tem raízes já na crença dos
próprios judeus do Antigo Testamento; cerca de 200 anos antes de Cristo,
quando ocorreu o episódio de Judas Macabeus. Narra-se aí que alguns
soldados judeus foram encontrados mortos num campo de batalha, tendo
debaixo de suas roupas alguns objetos consagrados aos ídolos, o que era
proibido pela Lei de Moisés. Então Judas Macabeus mandou fazer uma
coleta para que fosse oferecido em Jerusalém um sacrifício pelos pecados
desses soldados. “Então encontraram debaixo da túnica de cada um dos
mortos objetos consagrados aos ídolos de Jâmnia, coisas proibidas pela
Lei dos judeus. Ficou assim evidente a todos que haviam tombado por
aquele motivos… puseram-me em oração, implorando que o pecado cometido
encontrasse completo perdão… Depois [Judas] ajuntou, numa coleta
individual, cerca de duas mil dracmas de prata, que enviou a Jerusalém
para que se oferecesse um sacrifício propiciatório. Com ação tão bela e
nobre ele tinha em consideração a ressurreição, porque, se não cresse
na ressurreição dos mortos, teria sido coisa supérflua e vã
orar pelos defuntos. Além disso, considerava a magnífica recompensa
que está reservada àqueles que adormecem com sentimentos de piedade.
Santo e pio pensamento! Por isso, mandou oferecer o sacrifício
expiatório, para que os mortos fossem absolvidos do pecado” (2Mc
12,39-45).
O
autor sagrado, inspirado pelo Espírito Santo, louva a ação de Judas:
“Se ele não esperasse que os mortos que haviam sucumbido iriam
ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos mortos. Mas, se
considerasse que uma belíssima recompensa está reservada para os que
adormeceram piedosamente, então era santo e piedoso o seu modo de
pensar. Eis porque ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos
que haviam morrido, afim de que fossem absolvidos do seu pecado”. (2
Mac 12,44s) .Neste caso, vemos pessoas que morreram na
amizade de Deus, mas com uma incoerência, que não foi a negação da fé,
já que estavam combatendo no exército do povo de Deus contra os
inimigos da fé. Cometeram uma falta que não foi mortal.
Fica
claro no texto de Macabeus que os judeus oravam pelos seus mortos e
por eles ofereciam sacrifícios, e que os sacerdotes hebreus já naquele
tempo aceitavam e ofereciam sacrifícios em expiação dos pecados dos
falecidos e que esta prática estava apoiada sobre a crença na
ressurreição dos mortos. E como o livro dos Macabeus pertence ao cânon
dos livros inspirados, aqui também está uma base bíblica para a crença
no Purgatório e para a oração em favor dos mortos.
3
- Com base nos ensinamentos de São Paulo, a Igreja entendeu também a
realidade do Purgatório. Em 1Cor 3,10, ele fala de pessoas que
construíram sobre o fundamento que é Jesus Cristo, utilizando uns,
material precioso, resistente ao fogo (ouro, prata, pedras preciosas) e,
outros, materiais que não resistem ao fogo (palha, madeira). São todos
fiéis a Cristo, mas uns com muito zelo e fervor, e outros com tibieza e
relutância. E S. Paulo apresenta o juízo de Deus sob a imagem do fogo a
provar as obras de cada um. Se a obra resistir, o seu autor “receberá uma recompensa”; mas,
se não resistir, o seu autor “sofrerá detrimento”, isto é, uma pena;
que não será a condenação; pois o texto diz explicitamente que o
trabalhador “se salvará, mas como que através do fogo”, isto é, com
sofrimentos.
4
- Na passagem de Mc 3,29, também há uma imagem nítida do
Purgatório:”Mas, se o tal administrador imaginar consigo: ‘Meu senhor
tardará a vir’. E começar a espancar os servos e as servas, a comer, a
beber e a embriagar-se, o senhor daquele servo virá no dia em que não o
esperar (…) e o mandará ao destino dos infiéis. O servo que, apesar de
conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes. Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes.”
(Lc 12,45-48). É uma referência clara ao que a Igreja chama de
Purgatório. Após a morte, portanto, há um “estado” onde os “pouco fiéis”
haverão de ser purificados.
5
- Outra passagem bíblica que dá margem a pensar no Purgatório é a de
(Lc 12,58-59): “Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado,
faze o possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de
que ele não te arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o
executor te ponha na prisão. Digo-te: não sairás dali, até pagares o último centavo.”
O
Senhor Jesus ensina que devemos sempre entrar “em acordo” com o
próximo, pois caso contrário, ao fim da vida seremos entregues ao juiz
(Deus), nos colocará na “prisão” (Purgatório); dali não sairemos até
termos pago à justiça divina toda nossa dívida, “até o último centavo”.
Mas um dia haveremos de sair. A condenação neste caso não é eterna. A
mesma parábola está´ em Mt 5, 22-26: “Assume logo uma atitude
reconciliadora com o teu adversário, enquanto estás a caminho, para não
acontecer que o adversário te entregue ao juiz e o juiz ao oficial de
justiça e, assim, sejas lançado na prisão. Em verdade te digo: dali não
sairás, enquanto não pagares o último centavo” . A chave deste
ensinamento se encontra na conclusão deste discurso de Jesus: “serás
lançado na prisão”, e dali não se sai “enquanto não pagar o último
centavo”.
6
- A Passagem de São Pedro 1Pe 3,18-19; 4,6, indica-nos também a
realidade do Purgatório:”Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos
pecados (…) padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao
espírito. É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que
eram detidos na prisão, aqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham
sido rebeldes (…).” Nesta “prisão” ou “limbo” dos antepassados, onde os
espíritos dos antigos estavam presos, e onde Jesus Cristo foi pregar
durante o Sábado Santo, a Igreja viu uma figura do Purgatório. O texto
indica que Cristo foi pregar “àqueles que outrora, nos dias de Noé,
tinham sido rebeldes”. Temos, portanto, um “estado” onde as almas dos
antepassados aguardavam a salvação. Não é um lugar de tormento eterno,
mas também não é um lugar de alegria eterna na presença de Deus, não é o
céu. È um “lugar” onde os espíritos aguardavam a salvação e
purificação comunicada pelo próprio Cristo.
FONTE: Cancaonova.com
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